segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dia Internacional do Brincar

Fonte: Site da Aliança pela Infância
Do dia 20 a 27 de Maio celebrou-se a Semana Mundial do Brincar, e hoje, em especial, é comemorado o Dia Internacional do Brincar. Em várias partes do Brasil e do mundo aconteceram nesta semana inúmeras atividades voltadas para o incentivo, resgate e propagação do direito de brincar. 
O maior objetivo das ações promovidas pelos núcleos ligados à infância é ressaltar a importância do Brincar para a sociedade. Num momento histórico em que os pais terceirizam o cuidado e atenção aos filhos, seja para a babá, escola, equipamentos eletrônicos ou a própria falta de presença, estimular ações que promovam a reflexão e discussão sobre os direitos da infância, se fazem de suma importância e urgência. Como eu não poderia deixar de relacionar, a ideia da formação de uma cultura de paz que se constrói a partir da infância, baseia-se na visão de mundo que a criança tem, e isso tem início no momento do parto, ou melhor, numa concepção e gestação conscientes e saudáveis. Nascer meio ao amor e respeito e ter o registro legítimo de que este mundo é bom e belo, transforma a sociedade. Através desse amor, crianças felizes e plenas são geradas, crentes em si e nos outros, que propagam a paz e o bem por toda a sua vida.

Como muito bem define a Aliança pela Infância "infância é um momento especial da vida dos seres humanos. É também no momento da infância que aprendemos a andar, falar, conviver com os outros e com o mundo e a descobrir nós mesmos. Nessa fase da vida desenvolvemos a primordial confiança no mundo ao nosso redor, que será a base para o amor pela humanidade quando cuidada com amor, dedicação e afeto. Uma infância saudável permite a construção de um mundo digno com homens e mulheres responsáveis, conscientes e íntegros. Salvaguardar a infância significa garantir um futuro de paz, pois é essa imagem que carregaremos dentro de nós durante nossas vidas."

Como o texto da Aliança pela Infância é perfeito para explicar mais sobre esta celebração, vou indicar o link para o site da Semana Mundial do Brincar http://semanamundialdobrincar.wordpress.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário