sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Óleo vegetal x óleo mineral


Quando falo em massagem, para bebês principalmente, e em higiene na troca de fraldas com óleo, é comum me perguntarem sobre as diferenças entre óleo vegetal e mineral. Certo. Vou dividir a resposta.
O óleo mineral é um derivado do petróleo (fonte não renovável de energia) e por este motivo sua composição não permite a absorção de ativos hídricos na pele, e, pelo contrário, repelem a água. Sendo assim, óleos minerais podem obstruir poros cutâneos além de apresentarem maior propensão a alergias. Pensando em proteção ao meio ambiente e em objetivo de hidratação, usar óleo mineral não faz sentido.
Em contrapartida o óleo vegetal é extraído de plantas, principalmente sementes e frutos, e aumenta a proteção da pele contra a perda excessiva de líquidos. Além disso, óleos vegetais reforçam a estrutura natural da pele auxiliando sua renovação e evitando o ressecamento. Por serem de origem natural, advindo de materiais vivos, são biodegradáveis e causam menos reações alérgicas.
Existe uma sintonia muito significativa entre a pele humana e os óleos vegetais. A pele necessita do calor que somente materiais vivos são capazes de oferecer. Durante a massagem e higiene, o toque dos óleos vegetais fornece um carinho e contato muito mais profundos que os óleos minerais.
Simples assim.

Exemplos de óleos vegetais:
Óleo de semente de uva
Óleo de amêndoas doces
Óleo de camomila
Óleo de coco
Óleo de gergelim


3 comentários:

  1. Super esclarecedor!!! Adorei!!
    Sabrina
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom...
    Meu bebê faz precoce e a professora solicitou o óleo vegetal, levei e ela explicou que era melhor, mas senti que faltou algo e sua matéria me ajudou muuuito.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir