quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A verdadeira dor do parto


Fonte: Google Images


Eu me preparei para parir.
Meu corpo sabia parir.
Em qualquer posição minha ou dela.
Eu queria sentir a temida sensação que traria minha filha aos meus braços.
Queria superar meus medos.
Queria sentir cada movimento da sua chegada.
Queria sentir meu corpo se abrindo.
Queria sentir ela descendo e encaixando.
Queria viver aquela experiência de frente.
Queria ser protagonista.
Queria simplesmente parir seguindo meus instintos,
No acalento do meu lar.
E de repente entramos em trabalho de parto.
Foi antes que eu imaginava.
Me pegou de surpresa.
Eu não acreditava.
Mas me sentia extasiada.
Tudo aquilo para o que me preparei estava começando.
Em casa, senti as ondas tomando o meu corpo.
Apenas me entregava.
Suavizava minha respiração.
Entrava na dor e seguia com ela.
E aquela sensação intensa a qual chamam de dor transformou-se em prazer.
Descanso.
Alegria.
Mais uma onda.
Uma nova entrega.
Eu ainda não acreditava.
Me sentia tão inteira, tão pura.
Iria parir.
Mas num telefonema, a notícia.
Vamos para a maternidade.
Lá, dor. Apenas dor.
Dor da alma.
Uma dor de fato.
Algo que eu não conseguia compreender.
Já não me entregava mais.
Apenas tentava suportar.
De olho num relógio, não via o tempo passar.
Dor.
Foi tudo embora.
Me tiraram tudo.
Eu e minha filha éramos o de menos ali.
O “santo” doutor estava vindo.
Dor.
Meu companheiro longe.
Dor.
O pai de fora.
Dor.
A solidão.
Dor.
O desrespeito.
Dor.
Uma cesária.
Dor.
A violência.
Dor.
As lágrimas.
Dor.
Uma cicatriz.
Dor.
Meu coração em prantos.
Dor.
Minha alma ferida.
Dor.

Isso é a verdadeira dor do parto.
A dor do não vivido.
A dor do que me foi roubado.
A dor do espírito. A dor da alma.

11 comentários:

  1. Nossa Niti!!!!
    Estou me acabando de chorar aqui!!!! Sei exatamente como é essa dor. É uma cicatriz interna eterna!
    E sempre dói!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Querida...
    Eu sinto muito por você ter vivido isso.
    E é por sentir realmente muito que eu estou estudando justamente isso, esse desrespeito que tantas mulheres sofrem.
    Vamos juntas! Receba meu abraço!
    Essa dor vai virar uma voz coletiva e o que eu puder fazer pra que isso aconteça, farei!
    Grande beijo

    Ligia
    www.cientistaqueviroumae.com.br

    ResponderExcluir
  3. Exatamente o que escrevi também: http://www.minhapequenamaria.com/2012/01/nao-e-mais-um-besteirol-cesareano.html

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Que texto mais lindo, quanta emocao nas palavras.
    Fico triste por voce!

    Grande Abraco!

    ResponderExcluir
  5. Sei bem como é isso...vivi na pele essa sensaçao, mas fiz as pazes com essa situação. Passou...sigo feliz!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, eu precisa ter lido isso há 5 anos atrás, no meu primeiro filho... pois era essa EXATAMENTE a minh ador!

    ResponderExcluir
  7. Meu lindo filho nasceu de Parto normal,nao doeu nada foi lindo! poderia ter sido cesaria tb nao me importaria se a minha Verdadeira dor de parto nao fosse quando ele me foi tirado aos 4 anos por um carro desgovernado no portao da minha casa. Bjs querida e abrace seu filho. e como falou a Renata acima -Siga feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sinto pela sua dor. A dor da perda, do adeus, da saudade. A minha dor e de tantas outras mulheres é a dor do desrespeito, da violência, da negação. Ambas dores ficam para sempre, mas nós as superamos no dia a dia de mãe, mulher. Ela nunca passa, mas nós aprendemos a conviver com ela. E é importante senti-la. ela nos faz lembrar da luta diária. E para mim, a dor transformou-se em força tão logo pude refletir sobre seus significados. Hoje luto por parto e nascimentos mais respeitosos, dignos e prazerosos. Sigo muito feliz e ainda ajudarei a construir caminhos felizes para outras famílias. Grande beijo.

      Excluir
  8. QUE LINDO e triste. Chorei. Foi assim comigo. Que raiva, que tristeza, que decepção... :'(
    (chorando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline. É difícil e muito doloroso. Mas eu, você, e muitas outras mulheres transformaram essa dor em força, em garra, e lutamos juntas por dignidade e respeito ao parir e nascer. Grande beijo

      Excluir
  9. Nossa Nitiananda imagino a sensação de não poder sentir seu filho nascer pela sua força.
    quando descobri que estava gravida lutei até o ultimo dia para não ir para um hospital,mas minha filha esperou até 42 semanas para nascer vi esta sombra chamada cesária,varias vezes perto de mim,mas de tanto pedir para minha filha ela veio de 42 semanas duas circular no pescoço e muito saudável graças a deus. Força muher. Bjs

    ResponderExcluir