sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Alimentação saudável: A realidade quem cria sou Eu!

Fonte: Google Images

Desde que a Beatriz começou a comer, sempre fui questionada do porquê não dou açúcar, refrigerante, bolachas e afins. Minha resposta era simples, porque ela é um bebê!
Agora é difícil falar isso porque definitivamente ela já é uma criancinha, que sabe bem as coisas que quer, já tem vontade própria, fica magoada quando contrariada e faz piti.
Mas continuo não dando porcarias para ela. Por quê?
Porque ela é uma criança.
Ela está aprendendo a conhecer os sabores, as texturas, os cheiros.
Ela está se conectando com a Terra de uma forma sagrada, comendo Seus frutos e flores, Seus legumes e raízes, toda Sua riqueza. Pra quê estragar os sabores naturais com açúcar, artificiais, industrializados, coisas sem energia? Não, obrigada.
"É essencial considerar o alimento não apenas um meio de nutrição material, mas de integração com o universo de que fazemos parte"
É comum oferecerem a ela salgadinho, cheios de sal, emulsificantes, corantes e aromas artificiais; balas e doces. Ela troca facilmente pelo grão de bico, sementes de girassol, uvas passas, frutas.
Seu hábito alimentar saudável está sendo formado agora, durante a 1ª infância e especialmente durante os dois primeiros anos. A amamentação exclusiva até os 6 meses e prolongada até os 2 anos ou mais, e alimentos naturais, CONSTRÓEM O CORPO DA CRIANÇA, assim como as porcarias oferecidas à ela.
Hoje, mais que nunca, existem milhões de adultos sofrendo de obesidade, com problemas sérios de saúde. Hoje, mais que nunca, existem milhões de crianças sofrendo de obesidade, com problemas sérios de saúde. Absurdo. Crianças obesas por falta de cuidado. Crianças com diabetes adquirida. Crianças com distúrbios alimentares.

E não basta simplesmente não oferecer à criança esses alimentos sem vida e cheios de porcarias. Os hábitos de toda a família devem ser coerentes ao que se propõe a criança. Aqui em casa nós comemos tudo que oferecemos à Beatriz, dos cereais aos legumes, das frutas às sementes, raízes e folhas. Quando queremos "alimentar nosso vício" o fazemos num horário em que ela já esteja dormindo, ou, melhor ainda, substituímos a porcaria viciante por algo saudável que ela também possa compartilhar com a gente. É o famoso exemplo, que aliás, serve pra tudo e todas as circunstâncias. Não serei hipócrita e dizer que nunca deixei ela experimentar um brigadeiro ou um pedacinho de chocolate, mas experimentar é bem diferente de um hábito de comer doces sem restrição.

Ainda tenho que ouvir que estou criando uma criança fora da realidade. Sinceramente, a realidade da minha filha quem cria sou Eu! Quero um mundo bom e saudável pra ela. E sou Eu quem constrói isso. Não espero que os outros o façam. Se você quer um mundo melhor, levante e vá a luta. Levanta as armas da Paz e lute por um mundo melhor!

“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos 
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente.” 
Rubem Alves

Um comentário:

  1. Oi Niti, muito legal o seu post. Queria saber se a alimentação da Beatriz é exclusivamente vegetariana. Se não, que motivos a levaram a oferecer carne? Um beijo

    ResponderExcluir