domingo, 30 de setembro de 2012

Plantio da Placenta: um novo começo!

Ontem foi um dia muito especial para nossa família. Além do aniversário de 2 anos do Grupo Luar, equipe de enfermeiras obstetras que atende partos domiciliares, e que foi aqui na Casa Vivà, foi também dia de renascer com a entrega da nossa Placenta para a Mãe Terra.

E diante da Mãe Terra, a placenta que irá nutrir
a esperança e o amor por um mundo melhor!
A semana que passou foi muito intensa para mim, cheia de sentimentos, sensações, emoções que antes eu não havia experimentado. A organização da comemoração do Grupo Luar me fez remexer em muita coisa "adormecida" dentro de mim, no mais íntimo do meu coração. Consegui, nesta semana, re-significar muitos do que aconteceu a mim e a minha família no processo de parto meu e nascimento da Beatriz. O que antes era marcado pela cronologia, hoje deixou de fazer sentido pelo tempo, e começou a fazer sentido pelas sensações que nos causou. 
Até então eu precisava apontar alguns culpados por tudo o que aconteceu. Era peso demais pra carregar sozinha. Hoje eu sei que ninguém além de mim poderia parir, em todos os sentidos possíveis desta palavra. Embora eu, na gestação, me sentisse empoderada das minhas escolhas, somente hoje eu me sinto empoderada de toda a minha vida. Percebo que minha escolhas não precisam seguir uma linha linear ou muto menos atender a anseios alheios. Minhas decisões agora realmente me completam e me representam. São como um símbolo. 

E foi banhado com tantas resoluções e compreensões que ontem, ao encerrar a festa do Grupo Luar, nossa placenta foi plantada. Entregue novamente à Terra, devolvendo à Mãe Divina tudo aquilo que ela nos ofereceu durante a gestação da Beatriz e durante esse quase 1 ano e 3 meses de incubadora. Esse tempo de espera foi como uma nova gestação. Meu coração estava se preparando para poder entregá-la ao mundo, para nunca mais vê-la em estado cru, mas agora a veremos nos olhos da Beatriz, na sua força, no pezinho de araçá que plantamos junto à ela. A veremos em cada Lua Cheia, feminina, Mãe, Guerreira. Ainda a sentiremos cada vez que uma nova folha nascer, quando cada fruto brotar. A sentiremos na brisa, a veremos coroando o céu com todo seu poder. Órgão mais completo do corpo humano, que faz parte de mãe e filho, que é dos dois, sem egoísmo, somente entrega. Ela purifica, nutre, protege. Nossa placenta é bem pequena, com o cordão umbilical fino e delicado, mas toda essa aparente fragilidade guarda uma força que não conhecemos tamanho poder que tem; que alimentou, nutriu, protegeu durante os meses em que Beatriz estava dentro de mim.

E para relembrar, a Árvore da Vida impressa com o sangue puro da nossa placenta, feita com muito carinho pela Isabella no dia do nascimento da Beatriz.
Dizem os antigos que a Árvore da Vida representa o caminho do ser que foi nutrido por ela.
Tenho certeza que o caminho da Beatriz será de muita luz.
Nossa anjinha, flor de nossas vidas!
Um ponto de luz no Universo que veio para transformar nosso destino.
Gratidão à ela e à Deus por ter nos escolhido!

Pessoas muito importantes para nossa família estiveram presentes no nosso ritual de entrega. As nossas amadas parteiras, a nossa doula, a nossa fotógrafa, a nossa anja "ladra" de placenta, um casal de amigos que sabem bem a magia de parir, e um casal de amigos cujo fruto ainda se encontra no ventre, sendo nutrido pela tão admirável placenta. Foi lindo!

Logo que o Raul colocou a placenta no berço, cantamos uma linda canção da Isadora Canto: "Bem vindo meu novo ser, cercado de proteção, de tanto amor tanta paz, dentro do meu coração; É como se eu tivesse esperado toda a vida pra te embalar, é como se eu tivesse esperado toda a vida pra embalar." Linda demais, expressa tanto sentimento, tanta verdade! A Beatriz ouviu tanto essa música, inclusive quando estava na barriga, ligada à placenta.


A Beatriz prestou atenção todo instante. Olhou lá dentro de cada um que falou com ela desejando bênçãos. Contemplou o fogo que selou o plantio. Dançou e cantou as bênçãos e canções que entoamos para ela. Para que sua vida seja repleta de luz, sabedoria, saúde, pureza, plenitude. 

O Guga, nosso gato, ficou todo o tempo observando. Um amiguinho da Beatriz também estava presente para ajudar a entregar as boas mensagens aos céus. E ela recebeu de um amiguinho mais velho um doce "que o Papai do céu abençoe". Foi muito especial. Junto com a placenta e com a mudinha de araçá, cada um que estava presente, entregou à terra um objeto, repleto de intenções mágicas, que irão ao longo da linda vida da Beatriz, cobrindo a vida dela de encanto e luz.

Enquanto o Raul enterrava a placenta, eu cantei uma música muito especial para nossa família: "Na porta do mundo tem uma roseira que flora e chora; Não há ventania que a apague a candeia do sentimento; No pé do vento tem uma cantiga que quando sopra; Roda menina, derrama alegria, realça o dia; Toda criança que nasce parece a primeira estrela, amor promessa brilhando no céu do tempo!"

Oferenda do Raul: raízes para firmar-se à terra; alimento para nutrir a vida
E lá se foi ela, a placenta agora não é mais nossa, não está mais sob nossa proteção. Agora ela é da terra, agora ela irá alimentar a bondade e a esperança, irá nutrir com todo seu poder de Mãe o pezinho de araçá.
Todo aquele sangue que ficou contido ao longo desse 1 ano e 3 meses irá voltar para a Beatriz em forma de força divina. Que este sangue possa curá-la quando ela tocar o chão. "Mãe terra eu te sinto sob os meus pés; Mãe terra eu ouço a tua voz; heya heya heya aho" Canção que embalou a dança circular que fizemos em torno do plantio da placenta. Em círculo simbolizamos o Todo formado por cada unidade presente. Muita gratidão por este momento precioso. 

Que este sangue leve a vida e traga
vitalidade à Beatriz e aos filhos do mundo.
Pessoas muito especiais estavam lá, pessoas que estavam conosco em coração no dia do nascimento da Beatriz, e que ontem puderam estar presentes em nosso renascimento.

Simone - nossa fotógrafa
Talia - nossa doula

Aline - uma de nossas parteiras

Carol e Gustavo - amigos que carregam no ventre um filho de luz
'
Maria Rita - uma de nossas parteiras

Adelita - uma de nossas parteiras

Estavam presentes também a Bella,
nossa anja no nascimento da Beatriz;
Pri e César com o pequeno Hayan;
Breno filhote da Talia; e
João Paulo, namorado da Simone.






















Com todo amor do mundo para Beatriz, nossa anjinha de luz
que trouxe para nossas vidas a força divina de transformação e consciência.
Foi árduo, foi intenso, foi muito difícil entender os percalços da nossa história. Mas não só ela aconteceu exatamente como tinha que ser, e por isso também somos gratos, Mas foi essa luta que nos encheu de força, de garra, de determinação para lutarmos por outras famílias, lutarmos pelo amor e respeito. Porque nossa missão é mudar o mundo, e não há melhor forma de cumprir nossa missão do que recebendo com carinho os novos filhos do mundo.

Que este pé de araçá cresça forte 
e pleno de vida; que a luz o guie 
às estrelas para brilhar 
por um mundo melhor!

AHO! AHA! 
Gratidão!

4 comentários:

  1. Lindo relato, querida, e q novas sementes de força germinem!

    ResponderExcluir
  2. LEndo seu relato Niti, além claro de me emocionar demais, percebi que não estou nada preparada para entregar a nossa placenta a Mãe Gaia ainda. Tenho muito que aprender com ela, la no meu freezer esperando um momento unico como esse!!!!
    Lindos vcs!!!!
    Que a forca e as bençãos da Mãe terra estejam com a Beatriz e todos vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Niti, quando nos conhecemos sua placenta já aguardava no freezer o momento de retornar a grande mãe, e posso te dizer que muita transformação pude presenciar nesse pouco tempo de convivío que nós temos. Parabéns por ser a mulher, mãe e amiga maravilhosa que é. sinto muito não ter ficado para participar desse lindo ritual, mas desejo hoje e sempre muitas e muitas bençãos para a pequena Beatriz e muita força e amor para o casal. te amo! beijo amiga!

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Eu estou rascunhando uma ficção - que não sei em que irá resultar, exatamente - na qual um ritual muito semelhante a esse de plantar a placenta, com todo o seu significado em relação á Grande Mãe - tem muita importância. Pesquisando sobre essa prática, fiquei muito surpeso, e feliz, em saber que algumas pessoas estão praticando isso. Realmente, algumas coisas elevadas passam a fazer sentido para um determinado "grupo" de pessoas, que nem se cohecem, em algum momento.E eu acredito que haja, sim, algo de muito especial nessas "coincidências". Meus parabéns!!!!!

    ResponderExcluir