terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ervas aliadas da gravidez

Muitas ervas podem proporcionar elementos nutritivos adicionais, que melhoram a saúde e o funcionamento dos órgãos e tonificam o corpo que se prepara para parir. As ervas citadas à seguir não apresentam efeitos colaterais para uso durante a gestação. Muitas delas, inclusive, podem ser usadas para prevenir e aliviar mal-estares e indisposições comuns na gravidez. 

As ervas usadas como aditivos nutricionais e para tonificação são ingeridas como infusões. Alguns preparados herbáceos talvez tenham sabor insuportável no início da gravidez, mas, depois, tornam-se super agradáveis. Assim, se não conseguir tolerá-los no começo, torne a experimentá-lo mais adiante. 

Durante a gravidez não tome ervas a não ser que tenha certeza absoluta de que são seguras. As ervas são poderosas e podem ser prejudiciais para você e seu bebê, caso não sejam indicadas para a gestação.

De modo geral, a dose das infusões na gravidez é de 1 a 4 xícaras por dia. 

As urtigas constituem um excelente tônico para o sistema circulatório e para o sangue e também reforçam o trato urinário. Previnem anemia, varizes, infecções nos rins e na bexiga e glicosúria (açúcar na urina). Tudo isso é importante para uma gestação saudável. As urtigas previnem também hemorragias na hora do parto.

O chá, a seguir, chama-se Chá Nutritivo, que é muito apreciado durante a gestação e depois do paro, pois além de tonificar e nutrir, contribui para o aumento da produção de leite.

- 1 colher de sopa de folhas de framboesa
- 1 colher de sopa de urtigas
- 1 colher de sopa de palha de aveia
- 1/2 colher de sopa de folhas de confrei
- 1/2 colher de sopa de hortelã

Misture todas as ervas e guarde-as num frasco de vidro tampado, num lugar fresco, seco e escuro. Para a infusão, use uma porção desta mistura para um copo de água quente, deixe de molho, coberto, por aproximadamente 30 minutos. Se achar que o sabor ficou forte demais, diminua o tempo de infusão.

Outro excelente preparado de ervas para a gravidez é um xarope de ferro, com raiz de dente de leão e azeda crespa. Esta mistura aumenta a absorção de ferro no organismo e previne a anemia. Este tônico também é bom para o fígado e para constipação intestinal. Ingerir frutas ricas em vitamina C (manga, limão, laranja, abacaxi, maracujá) todos os dias também ajuda a prevenir a anemia ferropriva, pois facilita a absorção do ferro dos alimentos. O ideal é comer a fruta e não o suco. As folhas verde-escuro, leguminosas e sementes de abóbora são ricas em ferro. As últimas são ótimas como petiscos.

Nas últimas 4 semanas de gestação, as mulheres podem usar um tônico para reforçar as paredes do útero e equilibrar os níveis hormonais. A receita, com ervas secas, é:
- 1 colher de sopa de folhas de framboesa
- 1/2 colher de sopa de actéia
- 1 inhame
- 1 maçã
Cozinhar a maçã cortada em cubos pequenos em 1 litro d'água. Após 30 minutos, adicionar as ervas, reservar por 1 hora. Descartar os sólidos e bater no liquidificador o líquido nutritivo com o inhame. Tomar um copo por dia, de preferência pela manhã. Pode-se adicionar folha de couve para aumentar o poder nutritivo.

Existem muitas outras ervas recomendadas durante a gestação, mas as mencionadas aqui tem um "quê" especial, pois são utilizadas há muito e muitos anos por parteiras tradicionais.
Se tiver dificuldade para encontrar tais ervas em lojas de produtos naturais, busque um substituto com propriedade similares e seguras para uso na gestação.

Os chás de ervas são poderosos, não ingira em grande quantidade, pois todo remédio pode ser veneno quando abusado. O ideal é consultar um naturólogo ou fitoterapeuta. Mas as receitas disponibilizadas aqui são seguras, desde que seguidas as recomendações.


Os banhos com ervas também são um ritual delicioso e bom para todos os tipos de queixas: distensões musculares, machucaduras na pele, exaustão, irritabilidade, congestão ou febre, entre outras "n" indicações possíveis. Durante a gestação, os banhos de imersão ou escalda-pés favorecem o relaxamento, diminuem o acúmulo de sais, desinchando o corpo, aumenta o poder de circulação do sangue, acalmam a pele, aliviam as dores, entre tantos outros benefícios.

A temperatura da água é importantíssima, pois não deve estar nem muito quente nem amena demais. As propriedades aromáticas das ervas são disparadas principalmente pelo vapor, e entram no organismo de forma suave e profunda, curando os tecidos e as emoções.

Utilizar óleos essenciais durante o banho aumenta o efeito relaxante do banho. As flores aguçam a feminilidade e conversam com pele delicadamente.

Calêndula, jasmim, flor de lótus, gerânio são excelente direcionadores do Sagrado Feminino. Todas as grávidas deveriam se banhar com essas belas flores! 


É isso. Aproveitem! Saboreiem! Experimentem! E Boa Hora!

2 comentários:

  1. Meu nome é Whitney pierce. eu moro no Canadá, e sou casado há oito anos sem engravidar ou ficar grávida Até o problema resolvido para o problema em minha casa, eu estava realmente preocupado e incomodado porque eu não quero perder meu marido para outra mulher. i ter ido ao hospital, o médico me disse que eu não posso engravidar novamente eu pensei que eu perdi meu marido e meu casamento already.i decidimos verificar o forupdates internet sobre uma vida saudável e me deparei com uma história de uma mulher que Dr. meia-noite a ajudou a conceber um bebê. Eu decidi colocar uma tentativa becausethis tem-se o meu maior problema na Dr.midnight life.i contactados via e-mail e disse-lhe o meu problema e eu me garantiu que vai me ajudar, eu me disse o que fazer o que eu fiz e agora eu sou uma mãe de gêmeos que dei à luz em 10 de fevereiro de 2017. As palavras não serão suficientes para explicou que este homem tem feito por me.I sabe que há alguém em ESTA mesma condição e você sente não há nenhuma maneira. i incita-o em contato com Dr.midnight agora tenho de dar à luz a gêmeos. e meu marido me ama mais agora do que antes. Se você está na necessidade de engravidar em contato com ele sobre este e-mail: dr.midnight5@gmail.com.or whatsapp +2347037137208 ele em,

    ResponderExcluir
  2. oi meu nme é marisa e eu queria saber se tem mais flores que as gravidas podem se banhar ?

    ResponderExcluir