segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cuidados com o Bebê: Troca de Fraldas

Evacuation comunication
Fralda de pano
Fralda descartável

O método E.C. é baseado no contato íntimo e harmônico entre o bebê e seu cuidador (mãe, pai) e sua prática é a higiene sem fralda. Este método utiliza sinais emitidos pelo bebê sempre que há alguma necessidade fisiológica. Assim, o cuidador tem tempo para levar ou encaminhar o bebê ao local da higiene.

As fraldas descartáveis são uma “mão na roda”, mas junto com sua praticidade vem o incrível acúmulo de lixo que leva em torno de 500 anos para se decompor.

Eu defendo o uso de fraldas de pano, as chamadas fraldas ecológicas. Elas são menos agressivas ao bebê e seu uso diminui (e muito!) o descarte de lixo na natureza. Embora sejam mais caras por unidade, as fraldas de pano são reutilizáveis, o que barateia os custos finais com fraldas.

Fonte: Google Images

Os cuidados são praticamente os mesmos para fraldas de pano e descartáveis.
A troca de fraldas deve ser em média a cada duas horas ou três horas, para evitar a umidade em contato com o bumbum do bebê, ou sempre que houver necessidade (cocô, por exemplo).

A higiene tanto para meninas quanto para meninos deve levar em consideração as necessidades anatômicas de cada um, ou seja, as meninas devem ter a vulva e grandes lábios completamente higienizados com muita delicadeza, enquanto que os meninos requerem cuidados com a glande e prepúcio.

O ideal é que esta limpeza seja feita com água quente ou chá de camomila ou óleos vegetais puros para que a pele do bebê fique hidratada e mantenha sua umidade e características naturais. O uso de lenços ou toalhas umidecidas em excesso prejudica a pele do bebê, uma vez que seus compostos químicos ressecam a pele e ainda oferecem uma importante ameaça podendo ocasionar grandes assaduras.

Após a limpeza, recomenda-se o uso de uma pomada para prevenir assaduras e acalmar a pele. Por isso, o ideal é que seja uma pomada natural ou que pelo menos não contenha tantos aditivos químicos.
Caso a pomada não seja natural, deve-se verificar a presença de álcool e formaldeído, que são substâncias profundamente irritantes e agressivas à pele.

Quando há irritação cutânea, assaduras ou alergias, além desses cuidados básicos, é indicado também o uso de maisena ao final, em contato com a pomada, para evitar a umidade. A maisena é “neutra”, ou seja, não contém odor e nem adição de outros ingredientes, apenas amido de milho. O talco, além de muito perfumado, contém diversos ingredientes artificiais, e é um dos principais agravantes de asmas e bronquites. Nestes casos também é indicado trocas a fralda mais frequentemente.

Vez ou outra, e principalmente quando há irritações na pele do bebê, aconselha-se o banho de leite de aveia para acalmar e hidratar a pele; banho com chá de camomila para acalmar a pele; e banho de maisena, para acalmar a pele e evitar umidade. Banho de sol em todo o corpo do bebê e principalmente no bumbum também é um ótimo aliado contra assaduras e irritações cutâneas.     

Se você usa fraldas descartáveis é preciso tomar cuidado e ter muita atenção para ver se o bebê não desenvolve alguma alergia a fralda escolhida. Caso isso ocorra, suspenda o uso da fralda imediatamente.

Seguindo estas recomendações, dificilmente o bebê terá algum problema relacionado com a limpeza e higiene, como irritações, assaduras e infecções. Mas, ainda assim é preciso estar atento para outros problemas, como as alergias.

É isso. Em breve, outras dicas de cuidados com o bebê!!
Beijos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário