quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Menstruação: uma possibilidade de conexão com a Vida


Por estar vivenciando a plenitude de uma gestação, a bênção máxima de nosso sagrado feminino, venho estudando como podemos aproximar as mulheres de sua essência, mesmo vivendo num ritmo moderno acelerado, objetivo e racional. Reconhecer e honrar o Sagrado Feminino, seu poder e força, é tarefa árdua. Requer auto-análise, auto-crítica, e uma busca constante por conhecimento e o despertar da consciência.
Numa destas minhas buscas, conheci um site interessantíssimo sobre o mundo supra-sensível da mulher "El dedo en la llaga". Acessem, vale muito a pena!
Abaixo segue um dos textos que fala sobre a menstruação e a possibilidade de conexão com a vida.

Como conciliar e aproveitar os benefícios da menstruação no mundo moderno?

Donzela, Mulher e a Anciã
A Síndrome ou Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma consequência de não respeitar o nosso corpo e sua necessidade de subir e baixar como as marés. Não servir a nossa necessidade de descanso. A menstruação é um tempo sagrado que a nossa cultura não honra.
A informações menstrual é reflexiva e intuitiva. Nos transmite sonhos, desejos e emoções.
Quando bloqueamos continuamente essas informações porque a nossa sociedade só valoriza o que podemos compreender racionalmente, ela retorna como TPM.

Para conhecer todas as informações que o ciclo menstrual nos dá e, assim, usar as suas energias criativas, ativas ou reflexivas, aplicamos a três "C": Consciência, Conhecimento e Compromisso:

1. CONHECIMENTO: devemos elaborar um diagrama lunar que é simplesmente manter um registro diário do seguinte:
• Dia do Ciclo
• Fase da Lua
• Sonhos: conteúdo e possível mensagem
• Sentimentos: em que estava de ânimo nós estamos
• Tipo da sexualidade
• Saúde, tipo de energia vital

Você pode pesquisar na internet "DIAGRAMA LUNAR" ou "THE MOON DIAL" (Miranda Gray).

2. CONSCIÊNCIA: refletir sobre esta informação, compará-la por vários meses, tornando consciente de como a nossa energia e sensibilidade varia de acordo com as fases do ciclo.

"Os sonhos, a criatividade e os hormônios envolvidos nas diferentes partes do ciclo nos oferecem uma grande oportunidade para aprofundar a nossa relação com o nosso saber interior"
Miranda Cinza

3. COMPROMISSO: aplicar esta nova sabedoria em nossas vidas diárias. Comprometer-se a ouvir e respeitar o nosso corpo: descansar, dançar, chorar.

"Uma mulher que percebe que seu ciclo é energia inerente a ela também aprende a perceber um nível de vida que vai além do visível. Mantém uma ligação intuitiva com as energias do nascimento, vida e morte, e sinte a divindade dentro da terra e de si mesmo .... "
Miranda Cinza

Eu acredito que o exercício é descrito como muito poderoso em si mesmo, porque vamos nos conhecer melhor, podemos  nos beneficiar deste conhecimento e vamos nos sentir mais conectados com a vida.

Outros autores, como Alejandro Jodorowsky (o famoso criador da Psicomagia) também fazem uso terapêutico do sangue menstrual: usam-no para pintar quadros quando o paciente tem problemas de autoestima, etc.

Disponível em: http://wordpress.eldedoenlallaga.com/category/menstruacion/
Neste link tem outros textos complementares a este que foi compartilhado e são igualmente interessantes.

E viva nosso Sagrado Feminino! Honra-o!


Nenhum comentário:

Postar um comentário