quinta-feira, 15 de março de 2012

Plano de Parto

Fonte: Google Images

Abaixo, compartilho o plano de parto hospitalar elaborado por mim e pelo Raul quando estávamos grávidos. Para nós, esse foi um momento de claras reflexões e decisões, cercado de muita conversa e trocas, que culminaram com nossas escolhas conscientes e informadas sobre o possível parto hospitalar. 
A redação do plano de parto é importante para que o casal reflita sobre os itens relacionados com o parto e nascimento e entre em contato com os termos, procedimentos, rotinas das maternidades e do atendimento ao parto e recém-nascido. Isso faz com que conheçam e entendam cada uma das possíveis intervenções e suas reais necessidades e se apropriem do próprio processo, com conhecimento, compreensão e reflexão. Além disso, no plano de parto, a mulher coloca todas as suas preferências, desejos e escolhas para seu parto e nascimento de seu filho.  É importante também para que o profissional que os está acompanhando saiba que o casal está informado e consciente sobre suas escolhas e conhece a realidade de atendimento obstétrico. Assim, pode iniciar um diálogo mais preciso com este profissional, tendo como base os desejos da família com respaldo nas evidências científicas. O casal tem direito de fazer as próprias escolhas, com informação e consciência, e assim optar pela melhor forma de acompanhamento de parto e nascimento para que a experiência seja a mais bonita, amorosa e saudável. O melhor momento para redigir o plano de parto é quando o casal já está ciente sobre a realidade de atendimento obstétrico, conhece alguns dos termos e procedimentos e se sente preparado para discutir e questionar cada etapa do processo.
O plano de parto a seguir é um exemplo, cada casal tem as próprias preferências e escolhas. Cabe ao casal pontuar o que é mais importante para sua experiência.

PLANO DE PARTO

Nossa preparação durante toda a gestação foi focada no parto natural com atendimento domiciliar. No entanto, estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos, como o encaminhamento para a maternidade e a necessidade de uma cesária. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao parto e nascimento da nossa filha, caso seja necessário o encaminhamento a maternidade. Se algum plano não puder ser seguido, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.

Trabalho de parto:
- Presença do meu marido e doula.
- Sem tricotomia e enema.
- Sem perfusão contínua de soro e/ou ocitocina.
- Liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado.
- Liberdade para caminhar e escolher a posição que quero ficar.
- Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro.
- Monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo.
- Analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu pedirei quando achar necessário.
- Sem rompimento artificial de bolsa.
- Utilização de músicas, luzes

Parto:
- Prefiro as posições verticais, como cócoras ou quatro apoios.
- Farei força naturalmente caso sinta vontade, não quero ser guiada.
- Não vou tolerar que minha barriga seja empurrada para baixo.
- Gostaria que apenas os profissionais essenciais estivessem presentes, juntamente com o pai e com a doula.
- Caso necessite de anestesia, pedirei e avisarei minha doula e marido. Não quero que fiquem me oferecendo anestésicos. Prefiro os métodos não farmacológicos para alívio da dor.
- Episiotomia: apenas último em caso e se for estritamente necessário. Quero ser imediatamente informada sobre o procedimento. Não gostaria que fosse uma intervenção de rotina.
- Gostaria que as luzes fossem apagadas (penumbra) e o ar condicionado desligado na hora do nascimento. - - Gostaria que meu bebê nascesse em ambiente calmo e silencioso.
- Gostaria de ter meu bebê colocado imediatamente no meu colo após o parto com liberdade para amamentar.
- Gostaria que o pai cortasse o cordão após o mesmo ter parado de pulsar.

Após o parto:
- Aguardar a expulsão espontânea da placenta, sem manobras, tração ou massagens. Gostaria de poder amamentar livremente auxiliando a expulsão.
- Ter o bebê comigo o tempo todo enquanto eu estiver na sala de parto, mesmo para exames e avaliação.
- Liberação para o quarto o quanto antes com o bebê junto comigo. Quero estar ao seu lado nas primeiras horas de vida.
- Alta hospitalar o quanto antes.
- Gostaria que o pai estivesse presente, na medida do possível, em todos os momentos quando o bebê for retirado da minha presença.

Cuidados com o bebê:
- Não permitimos a administração de nitrato de prata ou antibióticos oftálmicos sem real necessidade e sem nosso consentimento.
- Administração de vitamina K oral (nos comprometemos em dar continuidade nas doses).
- Quero fazer a amamentação sob livre demanda.
- Em hipótese alguma, oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa ao bebê.
- Alojamento conjunto o tempo todo. Pedirei para levar o bebê caso sinta necessidade.
- Gostaria de dar o banho no meu bebê e fazer as trocas (ou eu ou meu marido).

Caso a cesárea seja necessária:
- Exijo o início do trabalho de parto antes de  resolver pela cesárea.
- Quero a presença da doula e de marido na sala de parto.
- Anestesia: peridural, sem sedação em momento algum.
- Na hora do nascimento gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa vê-la nascer.
- Gostaria que as luzes e ruídos fossem reduzidas e o ar condicionado desligado.
- Após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segura-la.
- Gostaria de permanecer com o bebê no contato pele a pele enquanto estiver na sala de cirurgia sendo costurada.
- Também gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes.

Agradeço muito a equipe envolvida e a ajuda para tornar esse momento especial e tão importante para nós em um momento também feliz e tranqüilo como deve ser.

Muito obrigada,
Local e data,
Assinatura dos pais
Assinatura do médico obstetra
Assinatura do pediatra

É sabido que nossa família foi desrespeitada em todas as nossas vontades e em nossa condição de ser humano em parto. Mas ter redigido o plano de parto ainda assim foi crucial para nosso amadurecimento e conhecimento enquanto pais conscientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário