Compartilho abaixo duas receitas para complementar a alimentação do bebê. São deliciosas, fáceis de fazer e muito nutritivas.
Prefira oferecer ao seu filho alimentos naturais, integrais e orgânicos. Todo químico, artificial e industrializado que polparmos na alimentação das crianças, refletirá em saúde e bem estar para toda a vida. Pense nisso!
Receita Leite de frutas
- 2 bananas nanicas ou d'água cozidas
- 1 fruta crua como maça, pera, pêssego, mamão, goiaba, abacate, etc.
- 2 colheres de algum cereal, como aveia (mais leve e fácil digestão)
- 1 semente que dá em casca: nozes, ou amêndoa, ou castanha do pará, ou avelã
Ferva as duas bananas em 1 litro de água. Enquanto as bananas estão fervendo, corte uma outra fruta no liquidificador e junte duas colheres de aveia; acrescente a semente (2 se for nozes, ou amêndoa ou castanha, e 6 se forem avelãs). Junte a banana cozida com a água da fervura no liquidificador, bata tudo por uns dois minutos. Pode ser servido quente ou fresco.
Receita Leite de grãos
4 colheres de arroz integral
2 colheres de arroz moti ou aveia em grão
1/2 colher de trigo ou cevada
1/2 colher de feijão azuki ou lentilha
1/2 colher de gergelim claro
4 partes de água para 1 de sólidos
Cozinhe em fogo bem baixo durante três horas, com panela tampada e de preferência grossa, de ferro melhor ainda (o leite levará consigo partículas de ferro para enriquecer o sangue). Mexa de vez em quando para não grudar. Não adicione sal, nem açúcar, nem nenhum outro condimento. Pronto. Na superfície ficou a parte mais rala, é o leite. No fundo ficaram os grãos, bem molinhos, é a papa. Passando a papa na peneira, é o creme. E o bagaço contido na peneira dá para aproveitar para fazer pão, sopa ou bolinhos.
Com o bebê maior de 6 meses dá pra começar oferecendo o leite com um pouco do creme e uns pedaços de cenoura, chuchu, batata salsa, inhame, aipim, etc, bem cozidos para ficarem molinhos. Nada de mamadeira, só na colherinha.
Fonte: livro "Mamãe, eu quero" de Sonia Hirsch, pág. 11.
Nenhuma das receitas substitui o leite materno! São apenas complementos para bebês maiores de 6 meses e prontos para receber outros alimentos!
olá!!!
ResponderExcluirestou fazendo o leite de graos aqui em casa na panela de ferro, mas em tres horas de cozimento tem q ir acrescentando mais água né?
Além disso o caldo ficou bem escuro, por conta da panela de ferro... é assim mesmo?
Posso oferecer sem problemas?
Aguardo e grata pela receita!!!